Vale a pena assistir a "Você" (You)?

Você (You) é a mais nova série original da Netflix que está a causar um certo alvoroço internet a fora.

Se você ainda não viu a série e pensa em vê-la ou, ainda, viu, mas gostaria de saber um ponto de vista "diferente" da maioria, então acomodo-se bem na cadeira, na cama ou onde quer que você esteja e prepara-se para saber porque "You" é tão relevante.

Sinopse do EA

Joe Goldberg (Penn Badgley) é gerente da livraria East Village e pensa encontrar o "amor de sua vida" ao ver Guinevere Beck (Elizabeth Lail) entrar. Para conquistá-la, então, ele se utiliza das redes sociais, a internet e até mesmo a espia pela janela de seu apartamento.

Trailer


ATENÇÃO! A PARTIR DESTE PONTO HÁ SPOILERS.

Opinião

"You" prende o espectador por meio de um suspense desenvolvido pela narração do "anti-herói" Joe, pois todas as ações realizadas por ele têm uma "explicação" — que vão desde "eu sou a pessoa quem irá te proteger" a "nós fomos feitos um para o outro".

Nos primeiros episódios, tais explicações levam a gente a pensar nele como alguém "romântico, porém, tímido". O problema, no entanto, aparece quando essas ações mostram uma pessoa completamente perturbada, senão "psicótica" — como quando ele tem a certeza de Beck estar o traindo ou quando ele "elimina a concorrência".

O final é surpreendente e, ao mesmo tempo, angustiante. É realmente complicado dizer o porquê sem dar spoilers, mas digamos que "um fantasma do passado retorna".

Indo um pouco além da história, a série acabou provocando um debate sobre relacionamentos abusivos, pois Joe é claramente um stalker e controlador. Como eu já disse, no começo somos levados a acreditar nele como alguém romântico e tímido, todavia, conforme o personagem desenvolve-se, vemos um alguém perturbado. Isso acabou gerando uma multidão de fãs defendendo as ações dele nas redes sociais, inclusive a Millie Bobby Brown, a número 11 de Stranger Things, publicou uma sequência de stories em seu Instagram defendendo-o, quando o próprio interprete do personagem, Penn Badgley, pediu para que parassem de classificá-lo como herói, e sim como vilão.

É por isso que a série é relevante: ela põe em xeque não só a romantização de certas ações abusivas como, da mesma forma, faz-nos pensar o que seria realmente normal num relacionamento. Quase como a metáfora do pássaro na gaiola: ele é mais feliz preso, onde não corre perigo algum e onde, também, tem comida, água e abrigo ou livre, porém, cercado pelos perigos da vida real? Não sou quem irá responder a essa pergunta — sinta-se livre para respondê-la nos comentários.

Então...

Vale sim muito a pena assistir a "You" não só pelo entretenimento, mas também pela reflexão causada por ela a respeito de relacionamentos abusivos entre outras questões. É claro, há mais coisas que ficaram de fora daqui, porém, são importantes e nos fazem querer assistir aos dez episódios da primeira temporada de uma única vez.

***

Se você gostou desta review compartilhe-a com seus amigos e, claro, deixa aquele comentário maroto dizendo a sua opinião caso você já tenha visto "You".

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário