5 motivos para aprender Libras

Olá, leitores!

A primeira coisa que a gente faz, ou deveria fazer, quando quer aprender uma nova língua, é: "por que eu deveria aprender essa língua?" Por exemplo, o inglês: por que você deveria aprendê-lo? E as respostas possíveis seriam: é a língua dos negócios — e do mundo, praticamente —; desenvolvimento profissional e pessoal; ou, ainda, porque você quer.


Pensando nisso, resolvi escrever alguns bons motivos para você começar hoje a estudar a Língua Brasileira de Sinais.


1 - É a outra língua oficial do Brasil.

No mundo, hoje, são poucos os países que possuem duas línguas oficiais. Nas Américas, por exemplo, há somente dois países: o Paraguai (onde se fala espanhol e guarani) e o Canadá (onde se fala o inglês e o francês).

O que pouca gente sabe é que o Brasil também faz parte desse seleto grupo de países com duas línguas oficiais: no caso, o português e também o Libras. Sim! A língua de sinais é reconhecida como oficial.

É claro que ainda há muito pelo que se lutar, pois muitas, ainda, da diversas instituições públicas — como os postos de saúde ou hospitais — ainda não têm intérpretes.

Isso serve de gancho para o nosso próximo motivo...

2 - São pouquíssimos os lugares, ainda, com intérpretes.

Como eu disse no motivo anterior, ainda são poucas as empresas e as instituições públicas que possuem um intérprete.

Isso é ruim, pois, colocando-se no lugar dos surdos, é como se fôssemos estrangeiros em nosso próprio país. Ao se tornar intérprete, além de conhecer um mundo novo, você também conseguirá ajudar a essas pessoas a fazerem parte do país delas — e ainda poderá ganhar dinheiro por isso.

3 - Não é caro para aprender.

Eu sou de Campo Grande (MS) e, por aqui, há o CAS (Centro de Apoio ao Surdo), onde são oferecidos cursos gratuitos de Libras, do básico ao avançado.

Há, também, escolas privadas onde esses cursos são oferecidos — e onde eu, inclusive, faço meu curso e pago somente R$100,00 por mês já com o material incluso.

Uma busca rápida no Google e você poderá achar lugares onde se ensina Libras — há até mesmo igrejas onde ela é ensinada.

4 - Mais gente para se comunicar.

Isso retoma ao finalzinho do motivo 2, onde eu disse que você conhecerá uma nova comunidade.

Pois bem, ao aprender qualquer idioma, você não tem somente gramática, mas também os traços culturais daquela língua. Com a Libras não é diferente, pois os surdos possuem quase que uma cultura própria — e você, ao aprender o idioma, começará a entender e, também, a fazer parte desse mundo.

Claro, com tudo isso, você não só fará vários amigos, mas também conhecerá muita gente nova.

5 - Faz bem para o cérebro.

Na realidade, qualquer coisa nova que você aprenda e exercite o cérebro faz bem para mente e, consequentemente, para o corpo. Por ser uma língua nova, Libras não poderia ser diferente.

No caso da Língua Brasileira de Sinais, o adicional aqui seria o fato de você usar o corpo para se comunicar e não mais a boca. Isso é excelente porque desenvolve novas áreas do seu cérebro, deixando-o não só mais ativo como, do mesmo modo, mais jovem.

Então, você está esperando o quê para começar a estudar já? No YouTube há diversos canais onde você poderá aprender pelo menos o básico.

Ah! Antes que eu me esqueça: Libras é uma língua e, como tal, também possui diferenças regionais. Caso você seja de Mato Grosso do Sul, o CAS (o mesmo centro que eu citei no motivo 3), tem um canal onde ensina os sinais daqui do estado (você pode ir direto a ele clicando aqui).

Falando em CAS... É de lá que eu trago o Hino Nacional Brasileiro em Libras:


Gostou do post? Então ajude a divulgá-lo: mande o link dele para seus amigos, conhecidos. Tem alguma coisa para acrescentar ou mesmo corrigir? Os comentários estão aí para isso.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário