As 5 melhores músicas infantis

A infância é o período da vida onde nossa única responsabilidade é brincar e ser feliz. Claro, tem a escola, mas mesmo ela, durante esta fase, não é nada comparada aos desafios que virão a seguir — faculdade, serviço, amores e desamores...

É nela, também, onde temos nosso primeiro contato com a música e, consequentemente, com a poesia — afinal, quem canta, recita duas vezes. É aqui que a gente podia brincar e cantarolar: "Escravos de Jó / Jogavam cachangá / Tira, põe, deixa ficar..."

Além dessas músicas, há aquelas que escutávamos no rádio, televisão ou mesmo nas festinhas de aniversário — o que hoje, infelizmente, tem se tornado mais raro.

E foi a pensar justamente nessas músicas que resolvi escrever a respeito delas: decidi ousar e classificar as 5 melhores.

Uni Duni Tê (Trem da Alegria)


Eu nasci em 1992, por tanto, não cheguei a viver os (famosos) anos 80, todavia, ainda sim cheguei a escutar essa música tanto na televisão ou quando tinha alguma festinha de aniversário para ir.

Decidi colocá-la no top 5 por causa da letra. Vejam o começo dela:

Eu quis saber da minha estrela-guia
Onde andaria meu sonho encantado
Fada-madrinha, vara de condão
Esse meu coração sonhando acordado

Vai nos levar para um mundo de magia
Onde a fantasia vai entrar na dança
E quando o brilho do amor chegar
Eu quero é mais brincar, melhor é ser criança
(fonte: https://www.letras.mus.br/trem-da-alegria/69952/)

A canção já começa com uma "evocação" aos contos de fada, trazendo alguns elementos como "estrela-guia", "fada-madrinha" e, claro, a "vara de condão", e o verso termina com "Esse é meu coração sonhando acordado", ou seja, tudo isto é imaginação; um sonho mesmo, mas vivido de olhos abertos.

Já na segunda estrofe, após entrar no mundo encantado dos contos infantis, ele avisa "Vai nos levar para o mundo de magia / Onde a fantasia vai entrar na dança": é o mundo da imaginação; do irreal; onde há cavaleiros, dragões e princesas. Agora, o verso que fecha tudo isto é o que mais marca, pois é dado o aviso: antes do meu coração despertar; antes de eu deixar de ser criança, quero brincar até o fim.

E isso tudo logo ali, no começo.

É óbvio que a música não é uma das sete maravilhas da língua portuguesa, porém, é inegável sua beleza e nostalgia — e, por isso, merece estar nesta lista.

Dedinhos (Eliana)

Quem foi criança lá nos meados de 1990-2000 deve conhecê-la: Eliana.

Ela comandou, por muito tempo, o Bom Dia e Cia — no ar até hoje, todavia, comandado agora por uma das filhas de Silvio Santos.

Se hoje as crianças conhecem o programa por causa do Playstation, naquela época era por causa dos desenhos animados — pois, sem internet e com a televisão por assinatura custando muito caro, eram poucas as opções para se assisti-los.

Outro diferencial daquela época — além dos bonecos e da linha de brinquedos que custavam os olhos da cara — era a apresentadora cantando, e encantando, com músicas que são lembradas até hoje.

Uma delas é Dedinhos — ou "Música dos Dedinhos". Confiram abaixo.


A música simplesmente consagrou a apresentadora e, agora, cantora.

Segundo ela, numa entrevista dada, se não estou enganado, ao apresentador Danilo Gentili, a canção nasceu de uma necessidade dela em fazer algo divertido, porém, simples, num cenário onde ela só aparecia do dorso para cima — Dedinhos dava essa liberdade a ela de "dançar" com as mãos.

Foi um sucesso e, mesmo hoje ela não mais fazendo programação para crianças, de vez em quando aparece cantando-a. Por isso mesmo ela merece estar aqui.

Ilariê (Xuxa)

E é claro que ela, a rainha dos baixinhos, não poderia ficar de fora da lista.

Conhecida tanto dentro quanto fora do Brasil, Xuxa é unanimidade quando falamos de apresentadora infantil brasileira. Se não me falhe a memória, ela canta para (e encanta) baixinhos — e até mesmo altinhos — desde os anos 1980. Não é à toa que ela é justamente "a rainha".

Por causa disso foi difícil escolher apenas uma música, dentre tantas, que marcaram a infância, por isso escolhi uma que, recentemente, descobri ter uma versão em mandarim.


Esta música, houve uma época, causou um recerto "reboliço" por causa do nome "ilariê", que alguns líderes religiosos diziam se tratar de uma saudação, ou mesmo de um nome, de um demônio — existe uma lenda, hoje meio esquecida, que a Xuxa vendeu a alma ao diabo em troca de US$1.000.000,00 (um milhão de dólares, o que hoje dá uns três milhões e poucos em reais).

O Programa do Ratinho, só para citar como exemplo, realizava "experiências" invertendo as músicas não somente dela, mas de outros artistas, a procura de "mensagens escondidas"; mensagens estas, claro, sempre fazendo referência ao "coisa ruim".

Mas, alheio as polêmicas, pois quem está por baixo dos holofotes sempre acaba sujeito a falatórios, por causa de seu imenso sucesso tanto dentro quanto fora do Brasil e, obviamente, por ter marcado gerações, Ilariê merece aparecer aqui.

Ah! Antes de irmos para a próxima música, vejam, abaixo, a versão dela em mandarim.


P.s.: pesquisando para este post, acabei encontrando mais versões de Ilariê além desta. Uma delas, disponível no canal Xuxa Só Para Baixinhos, mostra um compilado da música em várias línguas.


Remexe (Chiquititas)

Lá nos anos 1997 o SBT começou a exibir uma novela que duraria por mais cinco temporadas e se tornaria um sucesso estrondoso, lançando diversas linhas de brinquedos como bonecas, fitas cassetes, CDs... Uma novela infantil adorada tanto por meninas quanto por meninos: Chiquititas.

Mas se eu estou a falar de músicas, por que uma "novela" apareceria aqui? Pois a resposta é simples: ela era recheada de clipes musicais — daí, também, o sucesso na venda das músicas por meio de CDs e fitas cassetes.


Uma das músicas que mais marcaram, como não poderia deixar de ser, foi a primeira abertura, Remexe. Um verdadeiro "chiclete" que, quando grudava, nem com gelo ou reza brava saía da cabeça.

É claro, existem outras canções dentro da novela que também marcaram, mas é inegável o sucesso estrondoso de "Remexe" — tanto é que na atual versão, refeita pelo SBT agora no Brasil (Chiquititas, apesar de ser brasileira, era inteiramente gravada na Argentina) foi ela quem anunciou a volta da novela.

Por causa disso, ela merece entrar no top 5.

O Universo Precisa de Vocês (Sandy e Júnior)

Se você não é muito velho, deve lembrar-se que Sandy e Júnior já foram uma dupla, e uma dupla de muito sucesso.

Começando desde pequenos, seus fãs cresceram juntos com eles assim como suas músicas foram mudando com a passagem dos anos.

Lá pela década de 90 começava a passar no Brasil uma série estadunidense, baseada em seriados japoneses, chamada Power Rangers. De sucesso arrasador, várias linhas de brinquedos, fitas de vídeos e etc começaram a ser vendidas em terras tupiniquins.

Pegando carona nisso, a dupla lança a música "não oficial" da série, chamada de O Universo Precisa de Vocês (ou "Música dos Power Rangers", aos mais íntimos).


O interessante é que, apesar de eu ter nascido em 1992, eu era muito pequeno para me lembrar dos dois cantando-a em programas de televisão e até mesmo em shows, porém, ela foi tão marcante que é lembrada até hoje não só pelos fãs da dupla, mas daqueles que gostavam da série Power Rangers.

Por causa disso, e também porque eu sou fã tanto deles (ou era, pois eles separaram-se) e dos Power Rangers, ela merece estar aqui.

***
E essas foram as 5 melhores músicas infantis segundo a minha humilde opinião. Ah! É bom lembrar que, apesar de virem em sequência, não existe um "primeiro, segundo ou mesmo terceiro lugar", pois eu as fui postando conforme ia pesquisando e me lembrando delas.

Espero que tenham gostado e, caso discordem desta lista, comente aí quais foram as cinco músicas que mais marcaram a sua infância.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. lista bosta.. tinha varias musicas nelhores.. vc nasceu em
    92... nao sabe de porra nenhuma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Sim, eu sei que existiam, mas como eu disse: sou de 92 e peguei aquela faixa bem ao finalzinho, já entrando para os anos 2000. Essas foram as que eu mais conhecia e, também, me marcaram. Obrigado pela visita e espero que volte sempre ;-)

      Excluir
  2. passou longe de serem as melhores ,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então... Essas são as músicas que mais me marcaram... Obrigado pelo comentário e volte sempre ;-)

      Excluir
  3. Realmente listas são complicadas,é muito difícil agradar todo mundo.Como sou mais antigo faria uma totalmente diferente.Mas gostei do post.Sugiro dar uma passadinha pelas décadas de 70 e 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo! Grato pelo comentário.
      Então... Você me deu a ideia de faer outra lista, desta vez com músicas que passam por essas épocas. Vou dar uma pesquisada. Valeu a visita ;-)

      Excluir