Invasão Zumbi (Train to Busan / 부산행)

Olá, leitores do Escritor ao Vento!

Hoje eu vim falar de um filme que foi o meu primeiro contato com o cinema sul-coreano: Invasão Zumbi (Train to Busan / 부산행).

Mesmo o nome em português brasileiro não ser lá aquelas coisas, o filme merece ser destacado e, claro, assistido.

A história gira em torno ao gerenciador financeiro Seok-woo (Gong Yoo), um homem divorciado e pai solteiro da pequena Soo-an (Kim Soo-an). Por ser viciado em trabalho, ele praticamente não está presente na vida da filha.

Por causa de seu aniversário, Soo-an pede ao pai para levá-la para a casa da mãe, em Busan, e ele diz que não poderá por causa do trabalho — mas irá mandá-la sozinha, por trem. Triste, a garotinha vai dormir. Seok-woo muda de ideia quando assiste a um vídeo de apresentação dela.

No dia seguinte, indo para a estação de trem, os dois notam uma movimentação incomum de policiais e corpo de bombeiros, circulando à toda velocidade pela cidade. Já no trem, Seok-woo se acomada em sua cadeira e começa a dormir, enquanto Soo-an vai atrás de um banheiro. Enquanto isso, funcionários vão atrás de um homem preso no banheiro — um mendigo —, solicitando sua passagem. O homem está extremamente perturbado e dizendo frases desconexas como "estão todos mortos".

Em outro vagão, uma mulher aparentemente passando mal é socorrida por outra funcionária que, não sabendo como agir, entra em contato com o manobrista. Antes, porém, de conseguir maiores instruções, ela é atacada pela mulher na jugular.


Eu entendo você, meu caro leitor desconfiado, pois eu também já assisti a filmes que, no trailer pareciam muito bons e, na realidade, eram ruins, todavia, com "Invasão Zumbi" isto não acontece: ele não só se vende muito bem como, do mesmo modo, entrega o prometido.

É importante destacar que, mesmo a seguir a moda dos "mortos-vivos", este não é mais um enlatado hollywoodiano, muito pelo contrário: ele foi escrito, pensado e interpretado por sul-coreanos, não devendo nada em quesito efeitos especiais — e nem no enredo. E é justamente isto que torna o filme ainda mais interessante, pois, determinadas atitudes e gestos, tão comuns em filmes da terra do Uncle San, não se fazem presente aqui, apesar das semelhanças.

Para finalizar, os "zumbis" devem ter uma menção honrosa aqui: eles simplesmente não facilitam a vida dos sobreviventes pois, além de correrem, enxergam e ouvem normalmente — o que deixa a história ainda mais "tensa".

Então, se você é fã de filmes onde pessoas "levantam de suas tumbas atrás dos vivos", com toda a certeza, irá gostar de Invasão Zumbi, disponível na Netflix.

E... é isto, leitores. Caso vocês tenham gostado desta review, por favor, compartilhe-a com seus amigos e deixe seu comentário, pois, desta forma você não só ajuda a ter cada vez mais conteúdo interessante aqui no Escritor ao Vento como contribuí para ter mais e mais postagens.

Até a próxima...

2 comentários:

  1. Eu ouvir falar a respeito desse filme to muito curiosa amei a resenha sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acredita que eu ainda não conhecia esse filme? Acho que nunca vi um filme coreano também, mas a sua resenha me deixou bem interessada!
    Uma das coisas que mais me atraiu foi o seu comentário a respeito das características dos zumbis (chega de zumbis "bobinhos").
    Parabéns pelo blog!! Voltarei aqui mais vezes.

    Abraços
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir