As 8 aberturas mais nostálgicas dos anos 90

Olá, leitores!

É... 2019 está a acabar e eu, como quem fica só a espreita, a esperar o momento certo, estou de volta com mais uma lista — porque eu sei que vocês amam listas, principalmente as nostalgicas.

Como o próprio título sugere, trago-vos as cinco aberturas mais nostalgicas dos anos 90 — incluindo aí programas de TV, desenhos e etc.

Ah! Fica o lembrete: essa lista foi inspirada no vídeo "7 desenhos animados dos anos 90", do canal Câmera 7 (o vídeo estará ao final do post para vocês conferirem na íntegra). Também a ordem não quer dizer, necessariamente, que uma abertura é mais nostálgica do que a outra — é apenas para botar ordem no post.

Então, sem mais demoras...

1 - Dragon Ball (versão do SBT)

Dragon Ball é a série animada (anime, para os mais puritanos) onde se conta o começo da saga de Son Goku em busca das esferas do dragão — ou por uma boa luta.

É interessante frisar que, tempos depois, a Rede Globo comprou os direitos e, ao exíbi-lo, mudou a abertura. Contudo, a nostalgia mesmo ficou com a emissora do Silvio Santos.



2 - Sailor Moon

Esse anime (puritanos, satisfeitos?) é um daqueles que os "machões" vão dizer que não viam, que não sei o que lá, mas a verdade é que todo mundo assistia.

Confesso que o vi pela primeira vez na Cartoon Network e, em seguida, na Record — no caso da CN, depois dele vinha Sakura Card Captors e na Record, Pokémon.

De qualquer forma, a abertura é uma obra prima — principalmente pela dublagem do também nostálgico estúdio "Gota Mágica".



3 - Disney Club

"Cruj, cruj, cruj, tchau!" quem nunca, né? E se você já estava com medo dessa lista falar apenas de desenhos animados, eis um programa que fez história e está marcado até hoje nos corações da galera nascida nos anos noventa.

O Disney Club, inicialmente, passava na Globo e isso foi há tanto tempo que nem eu lembrava. Quando a Disney quis fazer algo mais ousado, com atores reais, a televisão do Roberto Marinho deu para trás e deixou a oportunidade aberta para o SBT.



4 - Pokémon

É óbvio que os "pokect monsters" não iriam ficar de fora dessa lista, afinal, desde o seu desembarque em Pindorama (ou Brasil, para os mais puritanos) o sucesso foi tremendo.

É importante lembrar que Pokémon começou como uma série de jogos — que já faziam muito sucesso — e, depois, viraram desenho — fazendo mais sucesso ainda.

Para se ter ideia do tanto de dinheiro que a Nintendo ainda ganha com esse negócio, recentemente (não muito, é verdade), ela, junto a Niantic, lançou o Pokémon GO, uma versão do jogo para celular onde você pode ir atrás dos monstrinhos na vida real (sim, eu jogo e quem quiser pode me adicionar pelo número: 2909 6305 8750).

Ah! Uma última curiosidade antes dos "finalmentes": no Brasil, a abertura é interpretada pela Janaina Bianchi, a única mulher, em todo mundo, a cantar a canção.



5 - Castelo Rá Tim Bum

"Bum bum bum, castelo rá tim bum". Ah! A TV Cultura dos anos 90... Oh... saudades...

Quando se fala em "programas educativos", logo vem à cabeça os "telecursos" da vida, que você ou assistia porque não tinha mais nada para ver, ou porque precisava mesmo. No caso de Catelo Rá Tim Bum, a história é completamente diferente.

Para começar, o programa era muito divertido e muito bem feito: ensinava de uma forma que não parecia que tinha esse objetivo. Os efeitos especiais, apesar de simples, eram geniais — afinal, cobra Celeste, Godofredo e Mau mandam recado quando o quesito era "manipulação avançada de bonecos" (na boa, nem os "Muppets" superam essa turma). Depois, e alguns até poderiam argumentar que o CGI era "tosco" mesmo para época — como quando os personagens "voavam" ou acontecia algum feitiço —, por mais que essa parte fosse "precária", a TV Cultura tirou de letra com a história, ou seja, você não quer saber de efeitos à James Cameron quando se tem uma bruxa de sabe-se lá quantos anos a contar do porquê do "Moisés" chamar-se assim. Ah! Não vou citar o "ratinho que tomava banho", um clássico da Palavra Cantada eternizado na série.

Como última curiosidade: a abertura da série foi gravada de trás para frente, ou seja, o que você está a ver não é a "criação" do castelo e sim ele a se desfazer.



6 - Os Camundongos Aventureiros

Olha ela aqui de novo!

Os Camundongos Aventureiros foi um desenho que passou na TV Cultura e contava a história de dois ratinhos que moravam juntos e que decidiram sair mundo à fora para visitar seus diversos parentes.

Durante essas viagens, é claro, sempre estava a ocorrer algum evento histórico, como a votação pelo direito feminino ao voto; a entrega de Hong Kong aos ingleses; a invenção do cinema...

É mais um daqueles desenhos que "ensinam sem te avisar".

Saudades...



7 - Rupert

Eu me surpreendo quando pergunto a alguém se conhece esse desenho e a resposta ser um sonoro "não".

Rubert também era educativo, mas ele buscava mais desenvolver a sua criatividade do que a sua memória. As situações fantásticas e a animação lembram muito um sonho; um mundo paralelo.

Eu não posso dizer com propriedade se a ideia do desenho era essa, mas tudo me leva a crer que a ideia era incentivar a leitura, de forma bem indirita, é verdade.



8 - Power Rangers

"Go, go, Power Rangers!" quem nunca? (de novo).

Lembro-me de, no intervalo, brincar com meus colegas de "Power Rangers" (eu sempre era o azul).

Claro, aí vieram as continuações, mas nostálgico mesmo é a primeira, que era só "Power Rangers", sem essa de "Mighty Morphin".



E... é isso...

Ah! Um lembrete: a lista não está em mais ou menos nostálgico não, ok? É apenas para botar ordem nas coisas.

Então, se você gostou, deixe seu comentário dando a sua opinião e, claro, compartilhe o post com seus amigos.

Tem abertura que merecia estar aqui, mas não apareceu? Os comentários estão aí para isso.

Até a próxima...!

Vídeo do Câmera 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário