A origem curiosa de 5 expressões do português

Nós as usamos todo santo dia, mas, não raro, acabamos falando sem pensar da onde ela surgiu ou quem foi o "gênio" por trás delas.

Por isso mergulhei fundo nas "interwebs" para trazer a vocês as origens (curiosas) de cinco expressões que a gente fala todos os dias.

I. Sair do armário

Clique aqui para ir à fonte da imagem

Sair do armário significa, literalmente, "assumir-se 'gay'" e segundo o "website" Aventuras na História, a expressão é de origem estadunidense e era utilizada para debutantes.

Acontece que, ao "debutar", as meninas deixam de ser meninas e tornam-se, oficialmente, mulheres, ou seja, elas "saem do armário". Mas ela, sozinha, não explica toda a história e é aí que entra outra expressão, também da Terra do Tio Sam: "esqueletos dentro do armário", ou seja, um "segredo tenso; perigoso; algo que ninguém deveria saber".

No caso, como há o tabu em volta de se assumir "gay", uma completou a outra e passou a ser utilizada para quem resolveu assumir o seu verdadeiro "eu" — como se você "revelasse os seus esqueletos (segredos) ao mundo".

Eu já ouvi tanto pessoalmente, quanto na internet, uma variação dela: "Sair de Nárnia" — por causa do filme As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupas.

II. Quem não tem cão caça com gato

Clique aqui para ir à fonte da imagem

Essa expressão, na realidade, mudou com o tempo, pois ela é, na realidade: "quem não tem cão caça como gato", ou seja, mesmo que você não consiga fazer alguma coisa, deve tentar fazer de outra forma — tal como os gatos, que caçam se esgueirando; de forma sorrateira.

III. Ensinar o padre a rezar a missa

Clique aqui para ir à fonte da imagem

Essa expressão significa, literalmente, "ensinar algo a alguém já domina o assunto".

Segundo o "website" hipercultura, a expressão vem da frase latina SUS MINERVAM DOCET e significa, literalmente: "um porco ensinando a Minerva" — Minerva é a deusa grega das artes.
Há uma variação para ela: "ensinar o pai-nosso ao vigário" e tem o mesmo significado.

IV. Salvo pelo gongo

Clique aqui para ir à fonte da imagem

Quem assistiu ao filme A Freira (The Nun), ou mesmo o trailer do filme, deve ter reparado num cemitério onde, acima das tumbas, havia sininhos amarrados a cordas dentro. Esses sininhos realmente existiram e tinham a função de avisar aos "vivos" de que o morto estava, na realidade, "vivo".

Acontece que, durante a Idade Média inglesa, por falta de espaço nos cemitérios, os tumulos eram abertos e o antigo morador realocado para um ossário para dar lugar a um novo inquilino. Não raro, no entanto, eram vistos arraões nas tampas dos caixões indicando que a pessoa "estava viva" ao ser enterrada. Para evitar isso, eram instalados esses sininhos — uma forma de "alarme" para quem acabou tendo o azar de ter sido enterrado, mas ainda pertence ao mundo dos vivos.

Ah! Quase ia esquecendo: a expressão dignifca "ser salvo no último minuto".

V. Ser feito nas coxas

Clique aqui para ir à fonte da imagem

Essa expressão remonta aos tempos da escravidão e significa "ser feito de qualquer jeito; sem capricho algum".

Ela tem origem no fato de que, no passado, os escravos eram os responsáveis pela fabricação das telhas e usavam, como molde, suas próprias cochas. Como cada cocha possuía um tamanho diferentes, as telhas não eram uniformes e os telhados, por tanto, acabavam "mal feitos".

***

E aí, você conhecia essas expressões e a origem delas? Acha que deveria ser feito uma parte II deste post? Então deixe aí seu comentário e, claro, dá aquela força compartilhando o link com seus amigos, conhecidos, cão, gato, papagaio...

Até a próxima!

Fontes:

De onde vem a expressão 'sair do armário'? Aventuras na História. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/de-onde-vem-a-expressao-sair-do-armario.phtml. Acesso em: 21/06/2019.

Veja a origem de algumas expressões curiosas. Na Mira. Disponível em: https://imirante.com/namira/sao-luis/noticias/2010/02/20/veja-a-origem-de-alguns-ditados-populares.shtml. Acesso em: 21/06/2019.

10 frases em latim que inspiraram expressões famosas hoje em dia. Hipercultura. Disponível em: https://www.hipercultura.com/10-expressoes-que-voce-nao-sabia-que-vieram-de-frases-em-latim/. Acesso em: 21/06/2019.

O verdadeiro significado de alguns ditados populares. Cultura Nordestina. Disponível em: http://culturanordestina.blogspot.com/2009/06/o-verdadeiro-significado-de-alguns.html. Acesso em: 21/06/2019.

Um comentário: