A verdade sobre o “AdBlock”

O “AdBlock” é uma das extensões para navegador mais utilizadas para bloquear anúncios publicitários na internet, principalmente em sites como o “YouTube”. A ideia por traz dele é justamente o de “livrar” as pessoas das propagandas e o de tornar a navegação “mais fluída”. 

Em uma primeira análise, é preciso entender como as empresas (como a Google, dona do YouTube) ganham dinheiro com serviços gratuitos para os usuários: por meio de propagandas. Ao acessar o YouTube, por exemplo, seja logo na primeira página ou durante um vídeo, surge anúncios a tentar te vender ou um produto ou um serviço e, para ter seu nome colocado ali, elas pagam ao Google uma determinada quantia.

Fonte: https://www.suno.com.br/artigos/out-of-the-money/

Em uma segunda análise, o principal foco de uma empresa é o lucro ou, na menor das hipóteses, pagar as contas — ainda a falar do YouTube: ele possui gigantescos servidores espalhados não só pelos EUA, mas pela América Latina e restante do mundo justamente para manter a distribuição de seus vídeos mais acessível e rápida. Com isso é possível, mesmo que minimamente, ter-se uma ideia do quão alto é o gasto do site com todos eles e, ao utilizar extensões que bloquem as propagandas — ou seja, tiram das empresas sua principal fonte de renda —, isso faz com que elas procurem por outras formas de ganhar dinheiro — formas estas nada agradáveis, como é o caso do “YouTube Premium” (a versão paga do YouTube): “O surgimento de plataformas pagas é culpa do próprio usuário”, conforme disse Felix “PewDiePie” Kjellberg, um dos mais ricos e famosos “youtubers” do mundo.

Portanto, apesar de ser chato, uma das únicas formas de se continuar a ter acesso à serviços gratuitos é deixando as propagandas aparecerem — é um “mal” necessário. Como já dito, o principal foco de uma empresa é o de ganhar dinheiro e, quando “uma janela é fechada” (como é o caso dos anúncios), outra é aberta (como aconteceu com o YouTube Premium: já que o usuário não está disposto a ver as propagandas que pagam pelo serviço, então que ele pague diretamente). De uma forma ou de outra, a empresa deve continuar a ganhar.

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