Um Brasil melhor


Um dos principais problemas enfrentados pelo Brasil é a corrupção, ou seja, o comportamento desonesto de parte de seus cidadãos. Sim! De parte da população brasileira. Apesar de geralmente citada em contexto político, é notório o costume de algumas pessoas em querer levar vantagem em tudo, mesmo sendo ilegal ou mesmo imoral. É o mundialmente conhecido "jeitinho brasileiro".

Exemplos da cultura do "jeitinho" não faltam: furar uma fila, colar numa prova e até mesmo se sentar em um banco reservado aos idosos em ônibus. Estes pequenos gestos, apesar de aparentemente inofensivos, quando somados, resultam no que acontece hoje em Brasília: políticos preocupados unicamente em conseguir "regalias" e, claro, "dinheiro rápido e fácil".

Uma das formas, então, de se acabar não só com a farra dos corruptos no poder, mas também de resolver diversos outros problemas causados pela roubalheira, é justamente sendo "honesto" — ou, de acordo o dicionário eletrônico Priberam, sendo alguém honrado e justo. Pode parecer pouco, todavia, conforme diz a sabedoria popular: "De grão em grão, a galinha enche o papo".

Ser honesto, no começo, pode parecer "bobo" ou mesmo sem sentido — pois não é difícil encontrar pessoas dispostas a tudo para conseguir alguma vantagem em cima dos demais — porém, é somente assim que não só daremos exemplos para um Brasil melhor como, da mesma forma, ensinaremos às futuras gerações que "ser honesto é legal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário