Deveres

Eu deveria estar a fazer questões para enviar às professoras da escola onde faço estágio de Língua Portuguesa, mas estou aqui. Já li e reli os textos diversas vezes, pensando e avaliando o que pode ser extraído deles; o que posso perguntar a respeito deles. Os três discursam a respeito do assalto sofrido pelo apresentador Luciano Huck, há um tempo: o primeiro é justamente o desabafo do apresentador enviado ao jornal Folha Uol (a versão online do jornal Folha de São Paulo), o segundo, uma crônica pelo ponto de vista dos assaltantes e, a terceira, uma carta aberta falando sobre o desabafo e sobre a crônica. Um tema, três textos, três visões diferentes.

"Já terminou?" pergunta minha mãe ao ver-me levantar. "Ainda não", respondo. Nem poderia: tenho outro trabalho, também, para segunda-feira e, assim sendo, deixei meu computador trabalhando a enviar os arquivos para meu grupo, no Facebook. "É muita coisa?" ela torna a perguntar. "Não é muita coisa" respondo para ela, "não é muita coisa" respondo para mim mesmo. Aí tenho a necessidade de desabafar: "Não sei o que acontece comigo; são só seis questões: basta ler os textos e compô-las, simples! Mas em frente ao computador eu travo, tremendo — de medo? Talvez." E ela "Pare com isso!"

"Pare com isso!" ressoa em minha cabeça. "Pare agora com isso e vá fazer logo as questões" escuto, porém, não vindo de minha mãe, mas de mim mesmo. "Acho que sou tão perfeccionista que eu simplesmente travo, com medo de errar" consigo dizer, terminando meu desabafo. Todos voltam aos seus afazeres, inclusive eu, a ler, mais uma vez, o descontentamento de Luciano Huck com a sociedade.

Leio, releio mais uma vez, correndo os olhos pelos textos, todavia, isto não me impede de ouvir minha mãe e minha tia "conversando": não ouvi exatamente o conteúdo, só sei que interfiro dizendo: "Vamos parar agora! Já passou..." Já passou... mas eu ainda tenho as seis questões para fazer... "Até você sair, já deverá ter terminado, não?" volta a perguntar minha mãe. "Sim", respondo.

Eu deveria estar a fazer questões para enviar às professoras da escola onde faço estágio de Língua Portuguesa, mas estou aqui. Melhor retirar-me e voltar ao Huck e às mazelas de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário