Os 5 melhores vídeos do Manual do mundo

Olá leitores! Mais uma vez em primeiríssima pessoa para falar de um dos canais mais legais do Youtube, o Manual do mundo (clique no link para ir ao canal).

Então se acomode ai, seja na grama, na cadeira, no sofá ou da onde você estiver e continue a ler o post porque, além de falar do canal, também selecionei os "5 melhores vídeos" dele.

A descrição oficial do canal diz: "Aprenda experiências, mágicas, pegadinhas, receitas, origamis, desafios e brincadeiras :-)". Ele existe desde 2006 e já conta com cinco milhões, novecentos e trinta e sete mil, oitocentos e vinte e oito inscritos, além de já ter novecentos e noventa e sete milhões, seiscentos e setenta mil, duzentas e cinquenta e seis visualizações.

O protagonista da maioria dos vídeos é o Iberê Thenório, um carismático apresentador com cara de professor de química (e não me perguntem como é a cara de um professor de química). Às vezes sua mulher, a também carismática Mari Fulfaro, faz participações especiais ou mesmo apresenta alguns deles.

"Mas, EV, por que ele é um dos canais mais legais do Youtube?" Porque, além de trazer informações, ele faz isso de um jeito muito divertido "mesmo".

Então, como o "importante é o que importa", vamos aos 5 cinco melhores vídeos do Manual do mundo!

Como digitalizar negativos em casa



O vídeo é simples e ensina a quem o assiste a fazer uma bugiganga que "digitaliza" negativos. E por que ele figura neste top 5? Porque ele revela alguns pontos interessantes de nosso carismático apresentador.

O primeiro deles é a paixão que o Iberê tem pela Mari: das várias fotografias, ele escolheu justamente aquela em que está ela, a Mari, grávida da Helena, sua futura filha, para explicar o processo de correção da imagem já no computador. O segundo é o fato dele, provavelmente, ser apegado à família. No começo do vídeo, quase já la no meio da introdução, ele diz: "Pois, hoje, no Manual do mundo eu vou te mostrar como fazer para você recuperar sua própria história" e um pouco depois da vinheta, após mostrar a câmera utilizada para tirar as fotos, ele diz, com os olhos brilhando e um sorriso largo no rosto: "E eu vou aproveitar para tirar algumas fotos da Mari com a Helena na barriga, assim a gente já tem um pouco da história da Helena para ela poder resgatar essa história no futuro".

Beba um arco-íris (experimento de Física)



Novamente: simplicidade misturada a um açucarado copo arco-íris e é justamente o porquê dele estar no top 5: além de ser uma boa experiência para ser levada à escola, também serve para matar a sede num dia quente.

Microfone de caixinha de fósforo



Eu fiquei meio na dúvida se colocava ou não este vídeo na lista, mas ele acabou vencendo porque, pensei: fazer um microfone completamente diferente daquilo que a gente conhece e com apenas grafite, uma caixa de fósforo, pilha e uma caixa de som...?

Você sabe falar Português? Tem certeza?


E como estamos a falar dum blog voltado também à língua, não podíamos deixar de fora este vídeo, em que o Iberê viaja para Lisboa e mostra algumas palavras diferentes utilizadas em Portugal.

Por dentro da cabine de um avião ft. Aviões e Músicas



Esse vídeo eu simplesmente achei de mais a primeira vez que o vi. Ele faz parte da playlist "Boravê", que é onde o Iberê mostra como são as coisas, desde a fabricação de moedas a "como funciona um avião".

Portanto, ele merece, com louvor, estar entre os top 5 do Manual do mundo.

Como fazer uma canoa de silver tape (que navega de verdade!)



E por último, porém, não menos importante, está o vídeo que eu achei mais "insano" do Manual do mundo: um barco feito de silver tape (aquelas fitas cinzas fortíssimas).

Se você assistiu a ele antes de ler este comentário, deve ter percebido o trabalho que deu para fazer essa "engenhoca flutuante" e que, apesar de tudo, ele funcionou. Por isso mesmo valeu seu lugar aqui entre os 5 +.

É óbvio que o canal tem diversos outros vídeos, um mais interessante que o outro. É igualmente óbvio que você, ao acessar o Manual do mundo no Youtube, poderá discordar ou até mesmo concordar com esta seleção, o que vale é a intenção de mostrar um pouco dele aqui no EV.

Então por hoje é só, leitores! Espero que vocês tenham curtido este post e, como sempre, os comentários estão ai. Se você curtiu, já vale compartilhá-lo com seus amigos no Twitter e/ou no Facebook.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário