Mesóclise

Antes de continuar a ler este texto, tenha a ciência de que, no português falado no Brasil — e até mesmo no escrito — a mesóclise quase não é mais utilizada. Também é preciso deixar bem claro que: "mesóclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos no meio do verbo" — agora, se o leitor não se lembra o que cargas d'água quer dizer pronome oblíquo átono, continue a ler o texto e sabê-lo-á logo.

Dando continuidade ao texto — que, sim, leitor que se entedia com facilidade, está chato e eu, o autor, não faço a mínima ideia de como deixá-lo mais cool —: existem postagens falando a respeito de quando e onde empregar a mesóclise, mas raras são as que explicam como formá-la. E é aqui que eu, um simples Escritor ao Vento, entro: quero reunir um pouco do escasso material que existe pela internet que fala a respeito do assunto.

Então comecemos pelo básico do básico: pronome, segundo o site Só Português, "é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma".

Nos pronomes há os chamados pronomes oblíquos átonos: pronome o leitor já sabe o que é, oblíquo, os matemáticos de plantão já devem ter uma leve noção do que seja, é por causa do Latim (casus obliquus) e era utilizado para classificá-lo gramaticalmente — quando um pronome exercia a função de sujeito numa frase davam o nome de pronome pessoal do caso reto, agora, quando tinha outra função, senão a de vocativo, chamavam de pronome pessoal oblíquo, ou seja, que não é reto — e átono porque são palavras que não possuem intensidade.

Se o leitor ainda não dormiu em frente ao computador ou celular ou qualquer outro meio em que esteja a ler esta pequena explicação, podemos continuar...

Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os e as. Eles aparecem no meio do verbo, ou seja, a mesóclise acontece quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito (que é uma palavra bonitinha para passado).

Então, caro leitor persistente — e clássico, diga-se de passagem — quando você quiser usar esta forma de colocação pronominal deve saber, além do que já foi dito no parágrafo anterior, que o pronome estará entre um verbo no infinitivo e as terminações ei, ás, á, emos, eis e ão para o futuro do presente e ia, ias, íamos, ieis e iam para o futuro do pretérito.

Resumindo tudo, temos a seguinte "equação":

VERBO NO INFINITIVO + PRONOME OBLÍQUO ÁTONO + EI / ÁS / Á / EMOS / EIS / ÃO = MESÓCLISE PARA VERBOS NO FUTURO DO PRESENTE

VERBO NO INFINITIVO + PRONOME OBLÍQUO ÁTONO + IA / IAS / ÍAMOS / IEIS / IAM = MESÓCLISE PARA VERBOS NO FUTURO DO PRETÉRITO

Agora ficou fácil, não? Veja alguns exemplos com realizar e queixar-se:

Realizar-me-ei / Realizar-te-ás / Realizar-se-á / Realizar-nos-emos / Realizar-vos-eis / Realizar-se-ão

Queixar-me-ei / Queixar-te-ás / Queixar-se-á / Queixar-nos-emos / Queixar-vos-ei / Queixar-se-ão

Infelizmente nem tudo são rosas e é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

Quando o verbo for transitivo direto (VTD), ou seja, precisar de um objeto direto para complementá-lo, terminado em R, S ou Z e logo à frente de ele surgir os pronomes o, a, os ou as, as terminações desaparecer-se-ão.

Observe o verbo cantar: "Cantarei a música" / Cantá-la-ei.

O mesmo também acontece com os verbos dizer, trazer e fazer. Veja: "Direi a verdade" / Di-la-ei; "Trarei a paz" / Trá-lo-ei; "Farão tudo o que disser" / Fá-lo-ão tudo o que disser.

E aqui chegamos ao fim de nossa jornada pela mesóclise. Parabéns a você que leu tudo até aqui — é bom saber que existem pessoas preocupadas em conhecer um pouco mais a respeito da língua de Camões. É claro que isto não é tudo, mas creio ser um bom começo. Qualquer coisa os comentários estão ai para isto. Até a próxima =D


FONTES

SÓ PORTUGUÊS. Pronome. Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf42.php.

VICHESSI, Beatriz. Por que os pronomes oblíquos têm esse nome e quais as regras para utilizá-los?. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/pronomes-obliquos-tem-esse-nome-quais-regras-utliza-los-428232.shtml.

CATARINO, Dílson. Mesóclise. Gramática Online. Disponível em: http://www.gramaticaonline.com.br/page.aspx?id=9&iddetalhe=118&idsubcat=36&idcateg=3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário