4 passos para a criatividade

A situação é clássica: você resolve escrever alguma coisa, vai ao computador e quando abre seu editor de texto... "Bam!" nada acontece, ou seja, você simplesmente não consegue escrever nada.

Eu sei o quanto isto é chato e complicado — crise de criatividade é um mal que assola, creio eu, todo blogueiro / escritor / compositor. Por causa disso resolvi criar uma lista com as coisas que eu faço para driblar o problema de "não sei o que escrever".


1. OUÇA MÚSICA

Pode ser em coreano, português, mandarim ou o idioma que for, mas escutar música sempre me trouxe boas ideias — não sei se é "transtorno de atenção", mas sempre que ponho meus fones de ouvido eu literalmente "viajo" e mil histórias vêm a minha cabeça.

2. ASSISTA A FILMES

Está outra coisa que sempre me fez pensar em novas histórias: assistir a um bom filme, seja ele qual for!

Quer um exemplo: ontem mesmo eu estava a ver The Amazing Spider-man e já tive mil e uma ideias. Aqui vale ressaltar para tomar cuidado para não transformar "ideias" em "plágio", já que podemos achar que somos originais quando, na verdade, o que pensamos já está registrado e protegido por direitos autorais.

3. ESCREVA, MESMO QUE APENAS "ERA UMA VEZ..."

Forçar também pode ser uma boa solução — eu sei que muitas das vezes olhamos para nosso trabalho e pensamos: "meu Deus, fui eu quem escreveu isto?" o que é terrivelmente perigoso, já que nossa autocrítica pode ser tão forte. Mas apenas tente... Escreva palavras desconexas, que seja, mas escreva — quando você menos esperar estará a escrever algo grande.

4. LEIA!

Aqui está a maior e principal de todas as dicas: leia sempre! Se não há nada melhor para o corpo que uma alimentação saudável, para quem escreve, nada melhor que ler — mesmo porque, se você escreve, é porque gostaria de ser lido, então porque você também não contribui para com o trabalho do outro, numa via de mão dupla?

Então é isto, galerinha! Espero que tenham gostado do post de hoje! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário