Faz um bom tempo que eu não uso tanto a primeira pessoa, por aqui, quanto não vou ao cinema... Ou, ao menos, não fazia...
Pelo título do post já dá para saber sobre qual filme irei falar... Então, sem mais demoras, vou direto à sinopse...
SINOPSE
TRAILEREm uma Chicago (EUA) do futuro, cem anos depois de diversas guerras acabarem com o mundo como o conhecemos hoje, os governantes, visando a paz definitiva, dividem a sociedade em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição - há também os que não pertencem a nenhuma delas, sendo excluídos e, por tanto, invisíveis.
Todos os que completam 16 anos de idade participam de uma seleção que os direciona para uma determinada facção, ficando, contudo, à escolha deles se seguirão o que o teste apontou ou se escolherão outro grupo para viverem o resto de suas vidas.
Crescida na Abnegação, Beatriz "Tris" Prior, ao fazer o teste, descobre que é uma "Divergente", ou seja, não corresponde às simulações conforme o previsto. Por causa disso ela acaba tomando uma decisão que modifica não somente sua vida, como também seu coração e até mesmo a própria sociedade.
PONTO DE VISTA
Logo de cara devo dizer que é um filme que eu recomendo, mesmo ainda não lendo o livro - com o princípio de que a obra é sempre melhor que a adaptação.
No começo já percebi que há muitas semelhanças com Jogos Vorazes: uma protagonista que, ainda adolescente, acaba tendo que lutar ou realizar feitos grandiosos em mundos distópicos. É claro que as comparações não terminariam ai, já que há ainda as facções e os distritos, mas depois disso creio que cada um segue o seu próprio rumo.
Com suspense e muita ação, o filme trás à tona algo que há tempos não aparecia no cinema: "vestibular" (ENEM). Ficou muito claro, ao menos para mim, a ideia de que as facções se comparam às carreiras que, ao completarmos o Ensino Básico, temos que escolher - e que escolha! Sem contar a clara referência ao teste vocacional com a questão do "teste para as facções": "ele diz apenas o caminho, mas a escolha é sua".
Ah! É claro que não estou esquecendo de alguns clichês, como o par romântico da protagonista (a qual não darei mais detalhes para não dar mais spoilers) ou de um vilão que "quer dominar o mundo", mas, mesmo assim, ainda vale a pena ir aos cinemas para assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário